segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que você entende por EDUCAR?

Educar é o mesmo que ensinar?  Não. Apesar da palavra ter um significado parecido, quem educa muitas vezes, não ensina. Há professores e educadores. E muitos têm a difícil missão de ensinar, antes mesmo do educando ser educado. Há uma diferença, que pode parecer bobagem para muitos, mas não é.
As pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos só aprendem se quiserem, portanto, você pode ensinar, mas não pode dizer que a pessoa aprendeu. Cabe a própria pessoa saber se aprendeu ou não. Educar, ensinar ou instruir querem dizer uma mesma coisa: mostrar o caminho a seguir; ensinar; educar; instruir etc..
Muitos pais apenas educam os filhos, mas não ensinam. Para ensinar você precisa mostrar os caminhos, dar exemplos, ensinar o adequado, enfim, é uma tarefa que exige dedicação, comprometimento, amor e prazer em ensinar. Pois, ensinando você estará educando. E muitos pensam que essa tarefa deve ser cumprida pelo professor/ educador, mas penso que as crianças devem ser educadas, ensinadas em casa.
Há professores que pensam que ensinar é transmitir diversas informações de uma só vez para seus alunos, mas não é bem assim que funciona no ensino, na educação. Por isso, há diferença entre educador e professor, o que se preocupa em transmitir conhecimento, saberes; o que se preocupa em saber se o aluno aprendeu, se está acompanhando a informação que lhe foi transmitida.
No caminho da educação há muitas possibilidades e dificuldades que cada um tem. Uns têm mais facilidade em aprender, conhecer o novo; outros precisam de mais tempo, mais atenção, mais dedicação. Há uma enorme responsabilidade em ensinar, pois muitas crianças, jovens e adultos se espelham no educador, e no decorrer desse processo de ensino-aprendizagem devemos saber reconhecer o que falta para ensinar, para educar, para transmitir, para instruir de maneira adequada. Repito: "de maneira adequada". Pois, não há certo ou errado nesse trajeto, cada ser é único em suas reações, maneira de absorver o que ouviu, viu e/ou leu.

Portanto, vamos acolher cada aluno reconhecendo suas dificuldades e tentando compreendê-las para uma melhor interação entre o educador e o educando. Mas, isso serve para todas as áreas de nossa vida, seja profissional, pessoal, enfim, devemos estar abertos a aprender ensinando, ensinar aprendendo, isntruir de melhor maneira possível.

Abraços a todos!

Andreia O. Alcântara.

Nenhum comentário: