quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos na Cidade de Petrópolis

"Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo
toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma.
Como? Acreditando no educando,
na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar,
enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqüências de sua escolha.
Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizandos
com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros
para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam,
com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende".
(FUCK, 1994, p. 14 - 15)
Halline Fialho da Rocha
Helena de Azevedo Karl
Marise Schmidt Veiga
Michele Guimarães
Petrópolis, 2002.
        Relatório de Pesquisa apresentado como requisito de conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Petrópolis - UCP, sob orientação da professora Maria Adélia Teixeira Baffi.

      O presente estudo tem como enfoque principal a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social considera adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. A educação de adultos compre-ende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos baseados na prática. (Art. 3º da Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos).
      O interesse pelo tema em questão surgiu a partir do contato com a disciplina Educação de Adultos, do Curso de Pedagogia, que trata especificamente dessa temática. Por isso, ao longo dessa pesquisa, pretende-se conhecer e analisar os métodos e práticas educativas aplicadas na EJA.
      A base teórica perpassa os estudos de Freire (1979), Fuck (1994) e Ferreiro (2001), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e um histórico da EJA.
      Neste projeto usam-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo.
      Será feito um estudo teórico aprofundado da EJA, seguido de uma investigação empírica, com objetivo de confrontar a teoria e a prática.
      Diante dessa temática, propõe-se o seguinte problema: quais são os materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos da 1ª série nível 1 e nível 2 do 1º segmento do Ensino Fundamental, nas escolas públicas (estadual e municipal) da cidade de Petrópolis?
      Segundo a problemática abordada, busca-se elucidar as seguintes questões:

  • Caracterizar a educação básica da EJA, buscando compreender suas especificidades;
  • Compreender a EJA sob o ponto de vista legal;
  • Traçar o percurso histórico da EJA;
  • Destacar as concepções teóricas de Freire (1979), Fuck (1994) e Ferreiro (2001) como principal enfoque na EJA;
  • Realizar um levantamento do material didático utilizado na EJA nas escolas públicas (estadual e municipal) da cidade de Petrópolis;
      Analisar o material didático levantado nas turmas da 1ª série nível 1 e nível 2 do 1º segmento do Ensino Fundamental nas escolas públicas (estadual e municipal) da cidade de Petrópolis.
      Este estudo busca compreender teórica e empiricamente as metodologias e recursos didáticos utilizados na EJA, visando a atender o princípio da adequação destes à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. Atendendo esse princípio, as propostas metodológicas da EJA devem ser diferenciadas das turmas de 1ª série nível 1 e nível 2 do 1º segmento do Ensino Fundamental, considerando que os jovens e adultos têm uma realidade cultural e um nível de subjetividade bastante diferentes em relação às crianças, sendo necessária, então, a adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.
      Este estudo tem por finalidade contribuir para um repensar do educador atuante nas classes de EJA, fazendo o mesmo refletir sobre sua prática pedagógica, especialmente como formador de cidadãos cônscios de seu papel na sociedade. Também pretende, na medida em que analisa profundamente o material utilizado, servir de subsídio a um repensar dessa escolha, relacionando-a aos objetivos da EJA previstos na legislação e no pensamento pedagógico vigente.





ROCHA, Halline Fialho da; KARL, Helena de Azevedo; VEIGA, Marise Schmidt; GUIMARÃES, Michele. As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos. Pedagogia em Foco. Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/jovens01.html>

EJA- Educação de jovens e adultos

Essa modalidade de ensino hoje, posso dizer que é mais (re)conhecida não só pelos educadores, mas também pelos estudantes.
Uma turma de EJA requer certos cuidados e atenção, que o professor/educador disponibiliza com tempo. Pois, muitos alunos jovens e adultos iniciam sua vida de estudos após anos "parado", digo, sem ler, estudar, pesquisar e muitos até, nunca escreveram, enfim, é um recomeço para todos de ensino-aprendizagem, tanto para quem aprende quanto para quem ensina.
O caminho é o mesmo para todos, de dificuldade, de tempo, de abordagem de conteúdo, de metodologia e disciplina. É muito bom ver e saber que a procura por essa modalidade aumentou atualmente, muitos adultos querem aprender, querem aperfeiçoar seu conhecimento, por uma vida melhor, para se inserir no mercado de trabalho, é um caminho prazeroso para a maioria; de novidades, de desafios, descobertas, posso afirmar que é uma troca de saberes.




Por Andreia O. Alcântara

Um comentário:

Andreia O. Alcântara disse...

Em breve colocarei parte da minha pesquisa, que trata desse assunto tão discutido nos dias atuais pelos educadores que estão preocupados com o ensino para os jovens e adultos.
EJA- educação de jovens e adultos. "Um ciclo que não se interrompe".
Abraços!