quinta-feira, 14 de julho de 2011

Desafios no mercado de trabalho

Há quem diga que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E está mesmo!
As oportunidades surgem a todo momento. Mas, para aproveitá-las é preciso que o candidato(a) esteja qualificado para exercer funções que são oferecidas por grandes empresas. Não basta ter uma formação superior. Hoje em dia, conta ponto quem tem cursos complementares; idiomas; força de vontade em buscar o objetivo profissional e por conseguinte, pessoal, além de entusiasmo para trabalhar na área escolhida.
As pessoas estão convencidas de que, um currículo bem formulado já é um início da busca por um emprego. Além de objetivo e claro, o currículo deve conter as informações necessárias e essenciais, para que a vaga que você almeja seja conquistada.
Não podemos esquecer que existem etapas para complementarem a busca por uma vaga no mercado de trabalho. Não é uma missão fácil, pois consiste em aperfeiçoar os seus conhecimentos, rever critérios de busca, definir a área que deseja atuar, e se preparar para enfrentar a concorrência.


Pensando nisso, a professora Marisa Eboli, coordenadora de projetos de Universidade Corporativa e integrante do Programa de Estudos em gestão de pessoas da USP, elaborou uma lista de dicas para facilitar a preparação e o ingresso no mercado de trabalho.

•  Tenha sempre um cartão de visitas com seus dados (nome, endereço, telefone, e-mail etc.) mesmo que você ainda não esteja trabalhando. Ele é elementar para construir uma rede saudável e produtiva de relacionamentos.
•  Mantenha seu currículo atualizado. Se a experiência ainda não é muita, demonstre investimentos no futuro profissional - viagens, cursos, idiomas, informática, atividades em que tenha desempenhado papel de liderança e demonstrado capacidade de trabalhar em equipe, atividades sociais e culturais ou trabalho voluntário junto à comunidade.
•  A hora da entrevista é um momento de seleção , portanto, não dê motivos para ser cortado à toa. Demonstrar muita criatividade pode ser perigoso nesse momento. A entrevista não é hora de confronto, mas de conhecimento mútuo e esclarecimentos sobre as expectativas.
•  Na entrevista pense em questões que poderiam ser formuladas e em respostas coerentes com seus valores - evite ser pego de surpresa, conhecendo um rol de perguntas que em geral as empresas gostam de fazer. Alguns exemplos: Quais são seus pontos fortes e fracos? O que gerou seu interesse em vir trabalhar aqui? Como você acha que pode contribuir com a empresa?
•  Conheça o perfil, estilo, valores e cultura da organização onde você procura uma vaga. Você acha que o seu perfil tem tudo a ver com o da companhia ou você se sentiria um "estranho no ninho"?
•  Cuide sempre da sua imagem e saiba valorizá-la. Não adianta ser o melhor, se as pessoas não o percebem assim. É preciso saber fazer marketing pessoal, mas cuidado com o exagero e com a "propaganda enganosa".
•  Invista sempre na sua habilidade de comunicação , ela é fundamental desde o momento inicial do processo de seleção até o final de sua carreira. Saber se expressar com espontaneidade, clareza, objetividade, controlando o nervosismo e a ansiedade é fundamental.
•  Tenha uma vida pessoal rica e diversificada - isso está diretamente relacionado com desenvolvimento da criatividade. Saber transportar conceitos e vivências de uma área da vida para situações profissionais é o melhor laboratório de criatividade.
•  Procure se autoconhecer e se autoavaliar. Preste atenção nos comentários que as pessoas fazem a seu respeito (elogios e críticas), o que elas costumam dizer que você faz muito bem, seja no trabalho, na família ou entre amigos. Essa é uma boa forma de identificar seus talentos.
•  Estude e aprenda, aprenda e estude . Não interessa a ordem, desde que seja para sempre! A educação será a base de sua capacidade para competir. 

Em todas as situações um ponto é primordial: seja você mesmo ! Caso contrário, você até pode conseguir a vaga, mas provavelmente ela estará sendo ocupada por alguém que você desconhece! 
Portanto, não percam a esperança! Há sempre uma oportunidade que cabe a você. Basta você reagir de forma otimista e realista. Pois, o perfil comportamental é notado a todo momento por "olhos" que nos observam mesmo quando não esperamos. E saber, nunca saberemos tudo na vida, sempre há o que estudar, aperfeiçoar, conhecer, aprender, enfim, o conhecimento é um processo contínuo de ensino-aprendizagem na "escola da vida", ninguém é doutor nessa área.

Boa sorte a todos! E bons estudos!

Por Andreia O. Alcântara.

Nenhum comentário: